Sintonia

(Não) Diário: dia doze

Sintonia - por Moraes Moreira


Brasília, 13 de abril de 2020. Morre Moraes Moreira. A lembrança mais forte que tenho do seu trabalho é a música Sintonia. Ouvi muito na transição da infância para a adolescência. Na época, tocava sem parar no radinho de pilha azul celeste que tínhamos em casa.

Foram muitas as vezes em que saí em busca de moedas para comprar ficha telefônica e corri para um orelhão. O aparelho ficava na rua de cima de casa. Ficava uns 20, 30 minutos, até conseguir linha para pedir a música ao locutor. Daí, voltava correndo pra casa e fica de ouvido ligado na programação até que ela tocava outra vez.

Cantava junto, dançava, imitava o sotaque no trecho em que ele diz: "aumente o seu volume, que o ciúme, não tem 'rimédio', não tem 'rimédio', não tem 'rimédio', não...!

Moraes, muita luz! Obrigada por todas as vezes em que deixou minha alma e meu coração mais leves! Até um dia! Com vocês, Moraes Moreira.

Sintonia 
Escute essa canção
Que é pra tocar no rádio
No rádio do seu coração
Você me sintoniza
E a gente então se liga
Nessa estação

Aumenta o seu volume
Que o ciúme
Não tem remédio
Não tem remédio
Não tem remédio não

E agora assim aqui pra nós
Pelo meu nome não me chama
Você é quem conhece mais
A voz do homem
Que te ama
Deixa eu penetrar
Na tua onda
Deixa eu me deitar
Na tua praia
Que é nesse vai e vem
Nesse vai e vem
Que a gente se dá bem
Que a gente se atrapalha

Aumenta o seu volume
Que o ciúme
Não tem remédio
Não tem remédio
Não tem remédio não

E agora assim aqui pra nós
Pelo meu nome não me chama
Você é quem conhece mais
A voz do homem
Que te ama

Comentários

  1. Artista com A maiúsculo. Fará um falta imensa.

    ResponderExcluir
  2. Lá foi o Brasil descendo a ladeira... :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos tido muitas perdas significativas....Não sei se aumentou a frequência ou se meu sentimento é fruto desses tempos sombrios que vivemos já faz alguns anos!

      Excluir
  3. A lembrança que tenho dele remete à música Vassourinha elétrica. Quando estava na 4a série e estudava na Escola Normal de Brasília - ENB fizemos uma apresentação com direito a coreografia e tudo. Nesta época éramos estimulados a conhecer todas as nuanças das expressões artísticas brasileiras, minha tia era professora de música naquela época, uma das pioneiras de Brasília. De fato o país segue perdendo seu colorido, cada dia tornado-se mais cinza. Bom mesmo seria se o país fosse varrido da mediocridade e ignorância cada vez mais fortes nos dias de hoje...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dri! É bom reviver esses momentos, não é? Eu adoro! Sim, estamos vivendo um momento difícil. Mas vai passar.

      Excluir
  4. Moraes cantava o Brasil. Reverberava a nossa gente. O baile vai seguir. Porque é assim que a banda toca... Mas ficaremos um pouquinho mais desafinados sem a voz e simpatia desse moço.

    ResponderExcluir
  5. Moraes cantava o Brasil. Reverberava a nossa gente. O baile vai seguir. Porque é assim que a banda toca... Mas ficaremos um pouquinho mais desafinados sem a voz e simpatia desse moço.

    ResponderExcluir
  6. que Deus o tenha, marcou nossas vidas e muitos momentos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas